Tratamento de micoses em Curitiba
As micoses representam parte importante no panorama das infecções do Brasil agravando se por questões de imunodeficiências intrínsecas ou adquiridas que acabam acarretando um grande prejuízo dos brasileiros. A micose de interesse da Podologia são as superficiais, cutâneas e algumas subcutâneas que afetam os pés.
Micoses são doenças causadas pela ação direta de fungos devido a patogenicidade, as +micotoxicoses, micetismos e as micoalergoses .A ação fúngica causadora da infecção ocorre quando os ataques micóticos que sofremos diariamente estão acima dos níveis de controle do sistema orgânico de defesa. Existem fatores que facilitam a infecção fúngica como :indivíduo imunodeprimido por doenças como a Aids, câncer e outras doenças imunes deixam ainda mais vulnerável os ataques dos micro-organismos patogênicos e a diversas infecções inclusive as fúngicas, assim como os medicamentos imunodepressores, medicamentos como o de uso de quimioterápicos, antibióticos, idade avançada, calçados apertados por diversas horas pode provocar um processo isquêmico afetando a circulação, doenças como diabetes, traumas de repetição, ambientes úmidos e quentes como banheiro, piscina, sauna costuma estar contaminados, chão de forma geral, ausência de higiene adequada, cortadores de unha contaminado são portas de entrada para a invasão dos fungos. A contaminação também pode ocorrer quando organismo sofre um desiquilíbrio biológico causado pelo stress, fatores patológicos ou outras doenças invadem e se multiplicam nos tecidos gerando infecções. E ainda podemos contar com fatores de má nutrição da matriz consequente uma alimentação ruim, distúrbio gástrico intestinal ou má circulação. A unha encravada(onicocriptose) também pode ser um facilitador para a proliferação e instalação fúngica.
O fator profissões também podem influir no aparecimento de certas micoses devido uso de botas de material sintético, água e sabão presentes na rotina diárias de certas profissões como o do agricultor, lavador de carro, pedreiro, açougueiro e tantas outras profissões utilizam esse tipo de calçado ou fazem uso excessivo de água e sabão.
O fator idade geralmente atinge pessoas que qualquer idade, porém os idosos tendem a contraírem com mais facilidade devido a outros fatores que propiciam o desenvolvimento dos fungos.
O fator trauma devido o aumento ou modificação da unha.
O fator Diabetes pela desidratação espessura e porosidade
O fator eczema de contato crônico pelas alterações ou aumento da curvatura transversal, espessamento e endurecimento.
Assim como a ausência ou a insuficiência de higiene pode contribuir para a instalação e proliferação de fungos o excesso de limpeza embaixo também pode contribuir para uma contaminação fúngica da unha pois provoca descolamento ungueal.
Cada espécie do fungo apresenta características próprias como cor, tamanho, aspecto, textura, consistência contorno, borda, cheiro e temperatura para seu desenvolvimento. Outros sinais comuns na onicomicose são:
Hiperqueratose ungueal, unha quebradiça ou irregular, distrofia(congênita ou adquirida ), perda de brilho, onicólise (leve descolamento da unha), coceira e em alguns caso pode até provocar dor na pele ou unha afetada.
As micoses tem classificações e as mais relevantes para a Podologia são:
- tineaungueum conhecida como dermatófitos a mais comum delas coloniza a epiderme e se alimenta de queratina, e tem também a microsporum que podem causar os granulomas, Epidermophyton e Trichophyton, tínea pedis conhecida por frieira que estão entre a sua classificação que incluem cerca de 40 espécies.
- candidíase ungueal conhecida como cândida albicans representada por fungos oportunistas com características cremosas ou pastosas moles, brancas ou branco amareladas de crescimento rápido .No ser humano tornam se patogênicas quando as condições do hospedeiro são favoráveis, agem como agentes oportunistas.
- Apergillus, fusarium sp. representada por fungos não dermatófitos são as micoses com a aparência de mofo com coloração branca amarelada com formação filamentosa .
Dentro do universo fúngico a atuação do PODÓLOGO é importante porque trabalho como coadjuvante do médico dermatologista atuando como um profissional da saúde com competência para identificar, acompanhar e enriquecer o tratamento da micose com meus procedimentos de higienização, debridação mecânica e/ou química, coma as terapias de LED e orientações que contribuem substancialmente para o encurtamento e sucesso no tratamento.
Tratamento de Micoses em Curitiba
Para maiores informações sobre o tratamento de micoses em Curitiba, entre em contato conosco.