Podólogo é um profissional da saúde que através de um conjunto de técnicas tem condições de diagnosticar, tratar, orientar e acompanhar patologias que acometem os pés.
Tendo como objetivo de identificar podopatias correlacionando com os sistemas corporais e com o conjunto biopsicossocial do paciente integrando outras áreas da saúde.
Diante do universo de atuação do podólogo, seguem algumas patologias que levam as pessoas a buscarem por um Podólogo:
Unha encravada
A UNHA ENCRAVADA ocorre quando a unha cresce em direção da pele, penetrando no tecido gerando desde desconforto. Até a casos mais severos com infecções impossibilitando o uso de calçados afetando a vida cotidiana de uma pessoa.
A sua classificação se dá por:
- Grau I com espícula,
- Grau II espícula e infecção,
- Grau III com espícula, infecção e granuloma
- Grau IV espícula, infecção, granuloma piogênico.
A unha encravada pode ocorrer de forma hereditária ou adquirida.
Quando se nasce com alguma deformidade na unha, ela evolui naturalmente para uma onicocriptose (unha encravada hereditária) ou se desenvolve.
A unha encravada adquirida ocorre quando se nasce com uma unha sadia sem deformidades pode se adquirir por diversos motivos dentre eles estão: as alterações posturais pois as costumam aumentar as pressões em determinadas partes dos pés.
O corte incorreto das unhas quando se faz o arredondamento da unha entrando nas partes laterais provocando o afunilamento das laterais das unhas.
As roupas do recém- nascido por envolverem os pés e ao colocar a criança no colo os dedos ficam comprimidos fazendo pressão no corpo da unha ainda em formação ou até mesmo com os “mijões” pequeno ao comprimento do bebê que pressionam a unha causando alterações.
A prática de esportes ou danças por usar as pontas dos dedos como freio. O calçado inadequado seja pelo bico fino, salto alto, biqueira dura, ou material não flexível, ou qualquer calçado que apertem os pés podem levar a unha encravada e a outras podopatias.
Indiferente do (s)motivo(s) causador(es) da unha encravada ela precisa ser resolvida. Seja pela técnica de espiculaectomia, corte correto das unhas e/ou órteses,deve-se resolver o mais rápido possível pois uma unha encravada pode ser uma porta aberta para outros problemas que prejudicam a saúde, entre elas estão as micoses(onicomicoses) que também são motivos de visita ao meu gabinete podológico.
Micose
As Micoses são causadas por fungos dermatófitos, oportunistas ou leveduras que causam uma infecção na pele e/ou nas unhas, pode destruir totalmente a unha, além de deixar uma aparência ruim e baixar a imunidade ela pode se propagar no ambiente que se frequenta contaminando outras pessoas por isso a importância de se tratar.
As micoses tratadas pela podologia são as superficiais, cutâneas e algumas subcutâneas que afetam os pés. Existem fatores que facilitam a infecção fúngica como: idade avançada, calçados apertados por diversas horas pode provocar um processo isquêmico afetando a circulação, doenças como diabetes, medicamentos imunodepressores, traumas de repetição, calçados, ambientes contaminados (piscina, sauna, etc.), ausência de higiene adequada, cortadores de unha contaminado, são exemplos de portas de entrada para a invasão dos fungos, tornando assim cada vez mais essencial as visitas ao podólogo para tratamento que se dá pela profilaxia, acompanhamentos médicos, debridação química, orientações e cuidados necessários para sanar os fungos.
Verruga plantar (olho de peixe)
São inúmeras razões que motivam a procura desse profissional entre esse universo temos a verruga plantar, o vulgo “olho de peixe”, uma patologia causada pelo vírus papilomavírus humano(HPV).
Essas verrugas são protuberâncias rígidas, granuladas ou carnudas que geralmente aparecem no ante pé ( parte dianteira do pé) ou na parte plantar causadores de dor e desconforto, tratado com ácidos e debridação.
Calos
O calo e uma camada espessa da pele, a calosidade são camadas grossas e endurecidas ambas causadas por atrito e pressão tratadas com o desbaste e orientações para o uso de calçados.
Fissuras e rachaduras
As fissuras/rachaduras e ressecamentos também podem ser provocado pelo atrito ou doenças existentes e que também deve ser tratados no pelo podólogo para devolver o conforto e saúde dos pés.
Onicofose
A onicofose aquele excesso de pele que surge embaixo da unha no sulco do dedo é uma resposta da pele a um atrito intenso geralmente acometem o halux (dedão).
Onicólise
A onicólise refere-se ao descolamento da unha podendo ter alteração da curvatura da unha ou até mesmo a psoríase, seja qual for o motivo deve ser tratado para promover a saúde dos pés.
Seja qual for o quadro que seus pés se encontram, será o Podólogo que irá ajudá-lo a trazer o conforto e a saúde que você e seus pés merecem.
Podólogo em Curitiba
Se você deseja saber mais, entre em contato com a Alessandra Alves, podóloga com mais de 20 anos de experiência e atuação na área.
Alessandra atende em consultorio modernamente equipado com equipamentos específicos de podologia.
O agendamento pode ser feito através do telefone (41) 3022-8118 ou pelo Whatsapp (41) 9 9642-7373